Se você é de São Paulo ou do Rio de Janeiro, nunca me (ou)viu falar ao vivo e estiver interessado em me conhecer para bater um papo, vai ter algumas chances nos próximos meses. Depois de participar de um evento de Software Livre, de XP e de Python nesse ano, vou apresentar algumas palestras para a comunidade Java, Ruby e Rails. Detalhes a seguir…

09/Nov e 10/Nov: Conexão Java '07 Hands On


Conexão Java '07

No dia 10 de Novembro, das 11:30 – 13:00, vou apresentar uma palestra sobre Métodos Ágeis chamada “Agile Methods for the Traditional Guy”. Espero que o título não assuste as pessoas, pois o tema é legal e a idéia é dar uma introdução geral sobre os princípios do Manifesto Ágil, XP, Scrum, Lean, discutir problemas dos métodos tradicionais e desmistificar alguns mitos sobre Métodos Ágeis. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (com desconto até o dia 31/Out) e o evento acontecerá na Universidade Anhembi Morumbi da Vila Olímpia.

Quem for participar terá a chance de assistir ótimas palestras de alguns amigos: o Carlos Villela vem apresentar o keynote e falar sobre o “Arquiteto de uma nota só”; o Phillip Calçado vem reapresentar a ótima palestra sobre arquitetura do JustJava (dessa vez sem o Paulo), além de coordenar uma atividade que promete ser divertida: a Oficina do Arquiteto; O Fernando Meyer vai falar sobre DSLs e ANTLR; o Alexandre Magno vai falar sobre Scrum, dentre outras palestras muito boas.

Além das palestras, estarão acontecendo também mini-cursos em paralelo. O pessoal da Caelum vai ensinar Hibernate, AJAX e JSF, Java ME e JPA. Pelo que conheço da qualidade dos cursos deles, são mini-cursos ótimos e imperdíveis se você estiver interessado em aprender um pouco sobre essas tecnologias.

17/Nov: RejectConfSP '07


RejectConfSP '07

No fim de semana seguinte (sim, no meio dos feriados) estou ajudando o Fabio Akita a organizar a primeira RejectConf em São Paulo. A idéia é juntar a comunidade Ruby e Rails para mini-apresentações (de 10 a 30 minutos) sobre diversos assuntos, além do networking, troca de conhecimentos e diversão :-)

O evento vai acontecer no IME-USP, no Auditório Jacy Monteiro, das 11:00 – 17:00. As inscrições são gratuitas estão atualmente com lista de espera, mas pode ser feitas neste formulário. Quem estiver interessado em apresentar algum tópico, basta preencher este outro formulário.

Minha mini-palestra será sobre RSpec e RSpec on Rails. Quem quiser um gostinho de como é programar com RSpec/RBehave pode assitir o screencast #01 do Dojo@SP.

08/Dez: Rio on Rails


Rio on Rails

Por fim, mais um evento da comunidade Rails, organizado pelo Vinicius e o pessoal da Improve It. O evento está confirmadíssimo e acontecerá no SENAC, das 9:00 – 18:00. As inscrições custarão R$50,00 e estarão disponíveis em breve no site do evento (disponibilizado pela Improve It nos próximos dias).

O assunto será RSpec e RSpec on Rails novamente, mas dessa vez terei mais tempo para me apresentar.

Nos vemos por lá!

Acredito que os eventos serão bastante divertidos e informativos e espero que ninguém durma de tédio nas minhas apresentações :-). Faça sua inscrição e deixe um alô nos comentários para saber se devo te encontrar por lá!

Post to Twitter

October 21st, 2007Dojo@SP: Screencast #01

Na reunião do Dojo@SP do último dia 03/Out decidimos gravar um screencast do Kata que estávamos resolvendo: Splitting the Loot. Nessa reunião, eu apresentei um Kata Preparado, programando em Ruby e utilizando RSpec+RBehave como frameworks de BDD. O resultado está finalmente disponível no Google Video:

Depois da conversão, a qualidade do vídeo acabou sendo prejudicada. No tamanho original dá pra assistir, mas as letras ficam pequenas (principalmente quando mudo pro terminal). Os atalhos de teclado (gravados com o KeyCastr) também ficam ruim de ver.

Para assistir uma versão com resolução melhor, disponibilizei o arquivo original para download no site da AgilCoop:

O código final dessa e de todas as nossas reuniões pode ser obtido no nosso Google Groups.

Gostaria de agradecer a Mariana Bravo por ter criado nosso logotipo, o Paulo Sacramento, por ceder a música Batida Urbana sob a licença Creative Commons – Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil (utilizada na introdução e no final do vídeo) e aos participantes da reunião pelo feedback e ajuda na resolução do problema: Breno Franco, Daniel Cordeiro, RBP e Thiago Colucci.

Dojo@SP

Espero que esse vídeo ajude a mostrar como o Dojo funciona. O feedback de vocês é muito importante. Caso o retorno seja positivo, podemos produzir outros vídeos semelhantes. Se você se interessou pelo Dojo@SP, junte-se a nós!

Post to Twitter

October 19th, 2007Qualidade Just-in-Time

Acabei de ler um post do Uncle Bob que tem tudo a ver com meu último post. Um trecho interessante que ele diz é:

Acceptance tests should be written at the start of each iteration. QA and Business analysts should take the stories chosen during the planning meeting, and turn them into automated acceptance tests written in FitNesse, or Selenium or some other appropriate automation tool.




The first few acceptance tests should arrive within a day of the planning meeting. More should arrive each day thereafter. They should all be complete by the midpoint of the iteration…

Numa tradução livre:

Testes de aceitação devem ser escritos no início de cada iteração. QA e os analistas de negócio devem pegar as histórias escolhidas na reunião de planejamento e torná-las em testes de aceitação automatizados escritos no FitNesse, Selenium ou outra ferramenta de automação apropriada.




Os primeiros testes devem chegar no dia seguinte ao planejamento. Mais testes devem aparecer nos próximos dias. Eles devem estar completos até a metade da iteração…

Apesar de já concordar com o conteúdo, ele me fez repensar algumas coisas. Como já disse anteriormente, testadores e responsáveis por QA ficam de boca aberta quando digo que o departamento deles não deve existir. Incluo minha irmã nesse grupo, que trabalha no controle de qualidade de um indústria química :-)

O que o Uncle Bob me fez pensar foi que os testes devem aparecer conforme são necessários. É a filosofia Just-in-Time da Toyota aplicada aos testes. Se você escreve os testes (de unidade ou de aceitação) pouco antes de serem necessários você:

  • Evita desperdício escrevendo documentos de casos de teste ou pensando nos cenários mais elaborados do mundo. Seu foco está na pergunta: “Como sei se esta história está terminada?”.
  • Evita a formação de um estoque de código sem teste (sistema pull e não push).
  • Usa o teste para pensar no design do que está construindo.
  • Cria um script automatizado que serve como documentação e ajudará os desenvolvedores que precisarão mexer no seu código futuramente (Benefício Mútuo).

Acho que a partir de agora vou mudar meu discurso. Ao invés de dizer que o departamento de qualidade deve ser extinguido, vou dizer que QA deve ser Lean, Just-in-Time. Acho que essa vai ser uma abordagem mais inclusiva e vai gerar menos confronto. O que você acha?

Post to Twitter


© 2007-2009 Danilo Sato | Powered by Wordpress

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin