Ultimamente me dei conta que estou cada vez mais dependente dos serviços do Google para realizar minhas tarefas mais básicas no trabalho, na faculdade e em casa. Meu novo vício é ler notícias no novo leitor RSS, o Google Reader



Esses dias percebi que tem um link “all my services »” no GMail que mostra a lista de serviços do Google associados à minha conta. Resolvi clicar para ver e descobri que eles sabem muito sobre a minha vida: e-mail, agenda, acessos ao meu site, orkut, listas de discussão, GTalk e não acaba mais… Dá até medo pensar o que eles podem fazer com tudo isso de informação.

Acontece que, mesmo assim, eu continuo me rendendo aos novos serviços.
Por um lado, ainda não acho tão viável fazer documentos e planilhas na web. A idéia é ótima e dá até gosto ver essas aplicações rodando no browser, mas o Firefox ainda não é um bom gerenciador de janelas. Ficar colocando aplicações em tabs não é muito organizado. Ainda mais quando eu já costumo deixar um monte de links abertos em tabs para ler quando chegar em casa (já ia me esquecendo, também uso o serviço de sincronização de browser). Por outro lado, é tão bom ter esses serviços de graça e com tanta qualidade que fica difícil de resistir.

Há algumas semanas atrás, meu amigo Daniel, vulgo DC, me mostrou o novo leitor de RSS do Google, o Google Reader. Achei fantástico! Nos últimos tempos, havia tentado utilizar alguns produtos stand-alone e até extensões do Firefox para essa tarefa, mas eu sempre esquecia de ler e acabava acumulando um monte de coisas. Dava até desânimo perceber que tinha deixado passar tanta coisa interessante. Quando vi o Google Reader funcionando na web (na mesma tab que já está sincronizada e vive aberta em qualquer navegador que eu abro), e ainda por cima com gadgets para colocar na minha página incial do Google, foi amor a primeira vista.

Em primeiro lugar, exportar o OPML do antigo leitor para o novo foi tão fácil que não deu nem graça. Em segundos já tinha todos os meus sites de notícia funcionando no Google Reader. E as teclas de atalho ajudam muito! O que antes era clicar em vários ícones para abrir um outro programa e ficar clicando em cada RSS para ler, agora é só mudar de tab e apertar “j”.

Como se não bastasse tudo isso de legal, agora eu também posso compartilhar minhas notícias preferidas:

Add to Google

CUIDADO! Vocês também podem acabar se viciando como eu. Agora eu não consigo mais dormir sem deixar a “caixa de notícias” vazia.

Atualização (15/Dez): Eu e alguns amigos tivemos problemas com o Google Reader devido à forma como compartilhei o meu feed. Estava utilizando o Google Fusion com o ícone acima e ele estava com um bug, o que fazia com que minhas notícias no Google Reader ficassem marcadas como não-lidas e, o pior, ninguém conseguia remover meu RSS. Desculpem o inconveniente. Ontem (14/Dez) foi lançada uma nova release do Google Reader que permite a remoção da minha feed. Além disso, o Google Fusion não permite mais adicionar feeds ao Google Reader. Espero que eles consertem isso logo. Quem estiver interessado nas minhas notícias, ainda podem adicioná-la no próprio Google Reader, através da URL: http://www.google.com/reader/public/atom/user/06330148482348338208/state/com.google/broadcast

Post to Twitter